A iluminação adequada é capaz de valorizar um ambiente de maneira muito significativa, seja ele interno ou externo. Isso também se aplica ao seu jardim, que precisa de equipamentos como o refletor de led para criar uma ambientação agradável. Esse tipo de equipamento ressalta toda a beleza do local durante a noite e torna o espaço mais aconchegante e ideal para ser usado como área de lazer e descanso. Mas como saber qual é o tipo ideal para seu jardim? É o que vamos descobrir neste texto. Confira!

O que é um refletor para jardim?

O refletor é uma luminária com sistema espelhado que direciona a luz para um determinado local. Esse tipo de iluminação focal serve para destacar objetos ou uma área específica. Também pode ser usado para criar sombras, contrastes e dar profundidade a um espaço.

No jardim, ele ajuda a dar volume aos arbustos, ressaltar a copa das árvores e realçar tudo o que precisa ser destacado em meio ao escuro da noite.

Por que escolher um refletor de Led?

Existem diversas opções de luzes para seu jardim. As lâmpadas halógenas, por exemplo, possuem uma reprodução de cor muito eficiente e são muito populares nos projetos de paisagismo, no entanto, podem queimar ou ressecar as folhas das plantas devido à emissão de calor.

Por isso, os refletores de led são muito indicados para esse fim, porque não esquentam e ainda mantêm uma intensidade luminosa satisfatória. Outro benefício desse tipo de produto é que ele é mais econômico, porque consome menos energia.

Qual temperatura de cor devo utilizar em meu jardim?

É muito importante entender que as diferenças entre a luz quente e a fria vão muito além do aspecto estético. Cada uma tem uma função específica, e a temperatura de cor é percebida de maneira diferente pelo cérebro humano.

A luz quente apresenta tons alaranjados, amarelados e por vezes dourados, que são ideais para compor uma atmosfera de descanso, lazer e relaxamento tanto em ambientes internos como externos. No jardim, esse tipo de iluminação traz um ar sofisticado e proporciona maior conforto ocular.

A luz fria, por sua vez, é geralmente branca e emite subtons azulados. Ela funciona melhor como instrumento de destaque para objetos e partes do seu jardim que precisam de um enfoque especial. Evite usar esse tipo de iluminação como fonte principal na sua área externa, pois isso torna o espaço menos convidativo e menos interessante ao olhar.

Para fugir do convencional, é possível investir em um refletor RGB, que permite a troca de cores entre o vermelho, o verde e o azul e cores derivadas da mistura desses três tons, como o roxo, o amarelo e o laranja. Mas não se preocupe, você também pode selecionar a luz branca pelo controle remoto caso queira utilizá-la para destacar um elemento do seu jardim. As múltiplas possibilidades de configuração desse produto tornam o refletor RGB uma escolha bastante versátil e eficiente.

As luzes verdes, inclusive, oferecem um conforto visual semelhante aos tons amarelos e costumam ser usadas para iluminar plantas de baixo para cima, realçando as copas das árvores.

Onde posicionar os refletores?

A posição dos refletores depende muito do seu projeto de iluminação. Para criar sombras, por exemplo, você vai precisar espalhar os equipamentos entre a vegetação.

Se você quiser destacar objetos, esculturas ou até mesmo vasos, os refletores com luz bastante direcionada são uma ótima escolha, basta instalá-los em um local estratégico. Agora, se o objetivo for iluminar o jardim todo, será necessário o uso de postes para a instalação dos equipamentos de luz focal.

Também é possível posicionar o refletor no tronco de árvores para iluminá-las de baixo para cima e criar um efeito interessante chamado de uplight.

Observando todos esses aspectos com o devido cuidado, você conseguirá ter o jardim de seus sonhos. Basta pesquisar bastante e planejar o espaço antes de adquirir os seus refletores e os demais produtos de iluminação. Aproveite nossas dicas e boa sorte no seu projeto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

6 motivos para você comprar itens de decoração para a sua casa

qui abr 29 , 2021
Algo muito comum hoje em dia é a decoração, principalmente tendo em vista que normalmente passamos a maior parte do nosso tempo em casa, tornando […]