A decoração retrô se inspira nos anos de 1950 e 1960 e é um estilo que além de ser uma grande tendência de design, é a opção queridinha para as pessoas que desejam fugir do óbvio.

Portanto, se essa é a sua intenção, confira a seguir algumas dicas de como adicionar esse estilo na sua casa.

Use cores fortes

Uma ótima dica para aderir um estilo retrô em casa é apostar em um ponto de destaque com cores vibrantes, como na geladeira, no sofá, no aparador ou até em uma única parede, por exemplo. E para ficar ainda mais legal, você pode compor também com tons mais suaves para levar mais harmonia ao cômodo.

Além disso, enfeite as paredes com diversas tonalidades em quadros e placas decorativas que tenham a ver com os anos 50, 60 e afins. 

Os estofados listrados e as mantas coloridas em cima da poltrona também remetem muito ao estilo. Ademais, essas estampas também podem estar presentes nos estofados, papéis de parede etc.

Aposte em móveis diferenciados

Na decoração retrô, os móveis possuem uma grande característica, que são os pés palito.  E é muito comum vermos camas, mesas e estantes com neste estilo.

Essa característica consegue levar bastante estilo e leveza para os ambientes, além de causar a sensação de que os espaços menores são mais extensos, então é a opção perfeita se você deseja gerar uma sensação de amplitude no ambiente.

No entanto, vale a pena ressaltar que se você for comprar móveis realmente antigos em lojas vintage, o preço costuma ser um pouquinho salgado. Então, reserve um espaço no seu cartão de crédito nubank gold para fazer esse investimento.

Misture peças do retrô com outros estilos

Fazer uma junção de estilos pode deixar os ambientes ainda mais interessantes. 

No quarto, se você já possui uma cama de madeira rústica, ela pode ser complementada com mesas de cabeceira de pé palito, que são características fortíssimas do mobiliário retrô. 

Agora, na cozinha, uma mistura entre o retrô e um estilo mais moderno e atual pode ser uma ótima pedida. Uma ótima dica neste caso é complementar o espaço com muitas cores alegres e chamativas, bancadas modernas e aparelhos eletrodomésticos com o visual vintage.

Dá para brincar e misturar estilos em todos os cômodos da casa, seja na sala de estar, no banheiro, na área externa etc. Basta usar a criatividade e buscar referências se for preciso para obter um bom resultado.

Caso queira um resultado impecável, sem precisar quebrar muito a cabeça, contratar um designer de interiores pode ser uma ótima pedida!

Adote elementos decorativos que sigam o estilo

O retrô também pode ser observado em alguns objetos de decoração como quadros e placas, tapetes, abajures, luminárias etc.

Esses itens não ajudam a trazer beleza para o espaço, mas também contribuem com a funcionalidade durante o dia a dia. 

No entanto, além de itens funcionais, você pode também adicionar itens apenas para complementar o ambiente, por que não há mal nenhum nisso e sua casa ficará incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Conheça os 5 principais estilos de decoração da atualidade

ter dez 28 , 2021
A decoração de um ambiente pode dizer muito sobre uma pessoa, especialmente se o ambiente for a casa. Algumas pessoas não ligam para a decoração, […]