Tudo o que você precisa saber para não errar na sua decoração rústica

A decoração rústica é uma decoração que remete a vida no campo, ou seja, a vida simples e tranquila da área rural. Por isso, qualquer elemento que lembre esse estilo é muito bem-vindo nessa decoração.

Para compor um ambiente rústico são usados móveis com aspectos envelhecidos, além de ser o mais natural possível, como a madeira. A cor predominante é o marrom que contrasta com as cores mais quentes para dar vida ao ambiente. Veja algumas dicas para deixar o seu ambiente com uma decoração rústica.

Materiais usados

A madeira é o principal material numa decoração rústica, que pode aparecer nos pequenos detalhes ou ser a parte central do projeto. Algumas possuem ranhuras que são importantes para compor a decoração com perfeição.

Mas não necessariamente você precise utilizar uma madeira de verdade, pois hoje já há no mercado alguns tipos de revestimento que podem ser aplicados tanto nas paredes como no piso.

Mas além das madeiras, a decoração rústica conta com outros tipos de materiais como o tijolo, o cimento, pedras e ferro.

Acabamento

A ideia é deixar o acabamento como se tudo ali fosse antigo, ou seja, nada deve ficar com a aparência de novo. Nesse visual é normal ver itens como pedra, galhos e peles. Para a fachada de casas, geralmente se usa pedras, rochas ou tijolos.

As paredes geralmente deixam de ser rebocadas para serem de madeiras, rochas ou de tijolos expostos. Porém, para quem mora em locais como apartamentos é difícil fazer uma grande reforma. Sendo assim, o melhor é recorrer a papéis de paredes que remetem ao estilo rústico, ou aproveitar aquelas cerâmicas que já são fabricadas com essa proposta.

Paletas de cores

A cor marrom é a principal, mas os tons neutros completam a decoração rústica. Assim, invista em cores como bege, branco e cinza. Cores muitos brilhantes não tem espaço nesse tipo de decoração.

Mas você pode dar vida ao ambiente por usar outras cores em alguns objetos. Por exemplo, você pode usar um objeto de cor roxa para deixar o ambiente mais moderno. A cor amarela traz alegria para decoração. A cor vermelha da vida, além das cores pretas e laranjas.

Móveis principais

Os móveis de uma decoração rústica precisam ter destaque por isso devem ser grandes e sem delicadezas. Pois o estilo rústico nos lembra a vida na floresta e isso queremos trazer para dentro de casa.

Assim, utilize troncos cortados ao meio para criar um assento ou pequeno centro para sala. Outro móvel que não pode faltar na decoração rústica é a mesa de madeira, que dispensa qualquer toalha.

Utilizar objetos que sejam fabricados em materiais de couro também é uma ótima opção para esse tipo de decoração, além dos tapetes menos desgastados.

Iluminação

Na decoração rústica as velas são muito bem-vindas, pois dão um ar de aconchego e romance. Na iluminação também são usados candelabros e lanternas decorativas, além de alguns potes de vidro. No mercado a existe também iluminárias produzidas com galhos, bem no estilo rústico.

Elementos da natureza

Os elementos da natureza combinam muito bem com uma decoração rústica. Algo que não pode faltar são as plantas. Elas são elementos importantes para dar vida ao ambiente, além de deixá-lo mais confortável e natural. Também é importante dar atenção aos vasos, que devem ser o mais artesanal possível e de preferência de madeira.

Leave a Reply